Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.
Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente.
Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controlo do ponto, controlo de acessos, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as impressões digitais dos dedos, a retina ou íris dos olhos.
A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas.
Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente.
Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controlo do ponto, controlo de acessos, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as impressões digitais dos dedos, a retina ou íris dos olhos.
A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas.
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Projeto prevê ensino de robótica para estudantes do Ensino Fundamental
Fundamentado no artigo 218 da Constituição Federal, que versa sobre o dever do Estado de promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) encaminhou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 19.361/2011, indicando ao Governo do Estado a inclusão do ensino da Robótica na grade extracurricular das escolas públicas estaduais. “No Brasil não há políticas públicas no sentido de inclusão do ensino da robótica como matéria obrigatória na grade curricular do ensino fundamental, médio ou superior nem o MEC se pronuncia a respeito. Na Bahia, somente a Universidade Federal da Bahia (UFBA) teve a iniciativa de aplicar aos estudantes do curso de pedagogia a disciplina de Robótica Educacional”, diz o parlamentar chamando atenção pela falta de valorização da matéria. Em seu projeto, o parlamentar prevê que a disciplina seja ministrada para estudantes da 4ª série do 5º ano a 7ª série do 8º ano. A proposta reafirma o dever do Estado em promover o desenvolvimento científico e tecnológico, disposto no art. 265 da Constituição do Estado, facilitando o acesso e difusão da produção e crítica do conhecimento científico, tecnológico e cultural.
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